Idade Maior

Comunidade online para os 50+. Partilha de fotos, vídeos, grupos e blogs

inquerito avós

Members

Forum

A Idade de se Feliz!!! 4 Replies

A Idade de Ser FelizExiste somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só…Continue

Started by josemanuelpereira in Arte e Entretenimento. Last reply by Maria Lurdes Mar 11.

INDIGNADA COM ESTE SITE 16 Replies

Entrei neste site por acidente, não sou letrada, venho de uma familia humilde, estou triste porque pensei que aqui iria encontrar pessoas da minha condição, e arranjar amigos....enganei-me.Este seria um meio de nos conhecermos e partilhar-mos…Continue

Started by Fernanda Monteiro in Arte e Entretenimento. Last reply by Fernanda Monteiro Nov 13, 2013.

Como lidar com a "partida" dos nossos queridos?

Quando entramos naquela fase da vida que vemos aproximar a hora de despedida dos nossos mais queridos parentes, mãe, pai, como se consegue lidar com esta realidade? Como diariamente podemos arranjar formas de não cair em depressão e aliviar a nossa…Continue

Started by Maria Valente in Mente e Saúde Oct 21, 2013.

Events

Fala-se e escreve-se muito sobre a Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Inteligência e ainda bem porque estamos vivendo em alguma delas! Perigoso seria ignorarmos a realidade, ou seja, em que tipo de sociedade estamos exactamente.

Mas quantas pessoas verdadeiramente estão sabendo vivê-la? Melhor ainda: quantos executivos, gerentes, administradores e empresários estão plenamente conscientes do que isso realmente significa? Não é apenas tecnologia! Não é apenas capital humano! É isso e muito mais. É uma Sociedade Multifocal baseada na Informação, no Conhecimento, na Inteligência e na Criatividade.

Em que me baseio? No que leio nos jornais e revistas de negócios! Nas entrevistas, nas notícias, na prestação das empresas. Nas pesquisas que importantes instituições realizam sobre o assunto. Realmente, poucos empresários - e poucos sindicalistas! - têm noção de qual é a verdadeira natureza da Sociedade Multifocal; poucos estão habilitados a lidar com ela e menos ainda estão preparados para falar do assunto.

É que, simplesmente, a actual sociedade trouxe novos conceitos como "capital intelectual" e outros mas poucos perceberam, na sua essência genuína, o que isso significa e que efeitos provoca. Sim, porque para muitos, tudo isso não passa de teoria e ideias assinadas por uns quantos académicos e gurus!

No mercado, como na natureza, impera a lei do mais forte (do mais ousado, do mais inovador, do mais competente, etc.). O mercado não perdoa! Está cada vez mais severo. Se é empresário ou gestor deixe-me que lhe diga: ou você e a sua empresa abrem os olhos, aprendem a inovar, estão na competição ou preparem a sepultura do negócio. E não se encantem com os eventuais bons resultados financeiros que possa estar tendo no momento. Isso não diz nada sobre o futuro. Só sobre o passado. Um competidor mais esperto e rápido entra no mercado e liquida a sua empresa ou o seu emprego em duas etapas: >>1ª Instala-se e 2ª Mata!

Sociedade Multifocal é isso! É competição agressiva, feroz, implacável. Isso exige Conhecimento, Informação, Inteligência, Criatividade! Se você ou sua empresa não os tiverem nem os desenvolverem continuamente prepare-se para o pior.

Sugestão:
Leiam o livro "Cinco Mentes para o Futuro", de Howard Gardner, à venda nas boas livrarias.


Howard Gardner é mundialmente reconhecido pela sua teoria das Inteligências Múltiplas. É professor de Cognição na Universidade de Harvard, autor de 20 livros e detentor de 21 títulos honoris causa.
Sintonizando-se com os novos tempos, Gardner definiu as 5 capacidades cognitivas que acredita serem preciosas (imprescindíveis mesmo) para todos quantos queiram ter sucesso na era da globalização. Vejamos, resumidamente:

1º A mente disciplinada:
Deve ser racional, lógica, organizada, metódica, consistente, orientada para a apreensão de novos saberes. Aplica-se na escola, nas aprendizagens, na educação formal, no trabalho. Exige método, disciplina, interesse em saber mais, autodomínio e objectivos precisos.
2º A mente sintetizadora:
É integradora, interdisciplinar, contextualizadora, multiperspectivista. Ajuda a que sejamos capazes de juntar os diversos conhecimentos, tirar conclusões e retirar delas novos entendimentos, uma melhor compreensão das coisas e dar consistência ao que retemos na memória semântica (a que regista os conhecimentos aprendidos de forma estruturada).
3º A mente criadora:
É divergente, inventiva, imaginativa, aberta, inovadora. Já hoje tornou-se num tipo de mente decisiva para os governos, as empresas e os diversos profissionais. A criatividade e a inventividade permitem a inovação - determinante para o futuro da sociedade humnana.
4º A mente respeitadora:
É compreensiva, tolerante, aglutinadora, convergente. Exige inteligência social para que possamos ter o "outro" como pessoa interlocutora e que merece o nosso respeito. É a base das relações humanas equilibradas, sadias e construtivas.
5º A mente ética:
É valorativa, socialmente responsável, madura, altruísta. Visa a boa cidadania, a cultura de valores sociais e altruistas, pressupõe força de carácter e consciência social.

"Todo este conjunto de estruturas representam tipos atitudes mentais que serão necessárias se se quiser prosperar nas eras vindouras e que exigirão competências que até agora eram meras opções", diz Howard Gardner.

Gardner defende que a nossa preparação e a dos nossos filhos para os novos tempos exige o aprofundamento daqueles tipos de mentes se quisermos ter os líderes, gestores, técnicos e cidadãos de que precisamos para povoar o nosso planeta.

Assim,
- os indivíduos que não tenham um ou mais conhecimentos (geridas pela mente racional) não conseguirão ter sucesso em qualquer local de trabalho exigente e estarão restringidos a tarefas menores;
- os indivíduos sem capacidades sintetizadoras serão subjugados pela informação e serão incapazes de tomar decisões sensatas acerca de assuntos pessoais e profissionais;
- os indivíduos sem capacidades criadoras serão substituídos por computadores e afastarão aqueles que têm chama criativa;
- os indivíduos que não sentem respeito não serão merecedores do respeito dos outros e poluirão o local de trabalho e o espaço público;
- os indivíduos sem ética produzirão um mundo desprovido de trabalhadores sérios e cidadãos responsáveis: nenhum de nós quererá viver nesse planeta desolador.
Reflicta sobre tudo isso.

Views: 1417

Comment

You need to be a member of Idade Maior to add comments!

Join Idade Maior

© 2014   Created by guidaG.

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service