Idade Maior

Comunidade online para os 50+. Partilha de fotos, vídeos, grupos e blogs

Members

Forum

Olá

oh  Aida, oh Regina, oh meus Amigos e minha Amigas, vamos soltar essas frases maravilhosas que têm dentro do Vosso Coração...Vá lá....MansiniContinue

Started by Mansini in Mente e Saúde Jun 26.

O que você faria se fosse imortal? 8 Replies

Já imaginou o que faria se descobrisse que por alguma razão você tivesse se tornado imortal? Ter consciência de que o tempo continuará passando irremediavelmente para os outros, mas para você ele estará para sempre estancado?

Tags: imortalidade

Started by Rodrigues Silva in Diversos. Last reply by Mansini Jun 26.

Amizade e sexo

Olá a todos,Estamos a 24 junho 2015 e eu sinto-me bem nos meus 64 anos.Ainda existem muitos tabus ( e eles são transversais a todas as idades!). Foi isso que me levou a inscrever-me neste site (Idade Maior). Devo desde já dizer que o que vi me…Continue

Started by Mansini in Diversos Jun 24.

Events

Fala-se e escreve-se muito sobre a Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Inteligência e ainda bem porque estamos vivendo em alguma delas! Perigoso seria ignorarmos a realidade, ou seja, em que tipo de sociedade estamos exactamente.

Mas quantas pessoas verdadeiramente estão sabendo vivê-la? Melhor ainda: quantos executivos, gerentes, administradores e empresários estão plenamente conscientes do que isso realmente significa? Não é apenas tecnologia! Não é apenas capital humano! É isso e muito mais. É uma Sociedade Multifocal baseada na Informação, no Conhecimento, na Inteligência e na Criatividade.

Em que me baseio? No que leio nos jornais e revistas de negócios! Nas entrevistas, nas notícias, na prestação das empresas. Nas pesquisas que importantes instituições realizam sobre o assunto. Realmente, poucos empresários - e poucos sindicalistas! - têm noção de qual é a verdadeira natureza da Sociedade Multifocal; poucos estão habilitados a lidar com ela e menos ainda estão preparados para falar do assunto.

É que, simplesmente, a actual sociedade trouxe novos conceitos como "capital intelectual" e outros mas poucos perceberam, na sua essência genuína, o que isso significa e que efeitos provoca. Sim, porque para muitos, tudo isso não passa de teoria e ideias assinadas por uns quantos académicos e gurus!

No mercado, como na natureza, impera a lei do mais forte (do mais ousado, do mais inovador, do mais competente, etc.). O mercado não perdoa! Está cada vez mais severo. Se é empresário ou gestor deixe-me que lhe diga: ou você e a sua empresa abrem os olhos, aprendem a inovar, estão na competição ou preparem a sepultura do negócio. E não se encantem com os eventuais bons resultados financeiros que possa estar tendo no momento. Isso não diz nada sobre o futuro. Só sobre o passado. Um competidor mais esperto e rápido entra no mercado e liquida a sua empresa ou o seu emprego em duas etapas: >>1ª Instala-se e 2ª Mata!

Sociedade Multifocal é isso! É competição agressiva, feroz, implacável. Isso exige Conhecimento, Informação, Inteligência, Criatividade! Se você ou sua empresa não os tiverem nem os desenvolverem continuamente prepare-se para o pior.

Sugestão:
Leiam o livro "Cinco Mentes para o Futuro", de Howard Gardner, à venda nas boas livrarias.


Howard Gardner é mundialmente reconhecido pela sua teoria das Inteligências Múltiplas. É professor de Cognição na Universidade de Harvard, autor de 20 livros e detentor de 21 títulos honoris causa.
Sintonizando-se com os novos tempos, Gardner definiu as 5 capacidades cognitivas que acredita serem preciosas (imprescindíveis mesmo) para todos quantos queiram ter sucesso na era da globalização. Vejamos, resumidamente:

1º A mente disciplinada:
Deve ser racional, lógica, organizada, metódica, consistente, orientada para a apreensão de novos saberes. Aplica-se na escola, nas aprendizagens, na educação formal, no trabalho. Exige método, disciplina, interesse em saber mais, autodomínio e objectivos precisos.
2º A mente sintetizadora:
É integradora, interdisciplinar, contextualizadora, multiperspectivista. Ajuda a que sejamos capazes de juntar os diversos conhecimentos, tirar conclusões e retirar delas novos entendimentos, uma melhor compreensão das coisas e dar consistência ao que retemos na memória semântica (a que regista os conhecimentos aprendidos de forma estruturada).
3º A mente criadora:
É divergente, inventiva, imaginativa, aberta, inovadora. Já hoje tornou-se num tipo de mente decisiva para os governos, as empresas e os diversos profissionais. A criatividade e a inventividade permitem a inovação - determinante para o futuro da sociedade humnana.
4º A mente respeitadora:
É compreensiva, tolerante, aglutinadora, convergente. Exige inteligência social para que possamos ter o "outro" como pessoa interlocutora e que merece o nosso respeito. É a base das relações humanas equilibradas, sadias e construtivas.
5º A mente ética:
É valorativa, socialmente responsável, madura, altruísta. Visa a boa cidadania, a cultura de valores sociais e altruistas, pressupõe força de carácter e consciência social.

"Todo este conjunto de estruturas representam tipos atitudes mentais que serão necessárias se se quiser prosperar nas eras vindouras e que exigirão competências que até agora eram meras opções", diz Howard Gardner.

Gardner defende que a nossa preparação e a dos nossos filhos para os novos tempos exige o aprofundamento daqueles tipos de mentes se quisermos ter os líderes, gestores, técnicos e cidadãos de que precisamos para povoar o nosso planeta.

Assim,
- os indivíduos que não tenham um ou mais conhecimentos (geridas pela mente racional) não conseguirão ter sucesso em qualquer local de trabalho exigente e estarão restringidos a tarefas menores;
- os indivíduos sem capacidades sintetizadoras serão subjugados pela informação e serão incapazes de tomar decisões sensatas acerca de assuntos pessoais e profissionais;
- os indivíduos sem capacidades criadoras serão substituídos por computadores e afastarão aqueles que têm chama criativa;
- os indivíduos que não sentem respeito não serão merecedores do respeito dos outros e poluirão o local de trabalho e o espaço público;
- os indivíduos sem ética produzirão um mundo desprovido de trabalhadores sérios e cidadãos responsáveis: nenhum de nós quererá viver nesse planeta desolador.
Reflicta sobre tudo isso.

Views: 1699

Comment

You need to be a member of Idade Maior to add comments!

Join Idade Maior

© 2015   Created by guidaG.

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service