Idade Maior

Comunidade online para os 50+. Partilha de fotos, vídeos, grupos e blogs

Membros

Fórum de discussão

Charme e Personalidade! Como os conquistar? 6 respostas 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de ROSE MARIA BACK CIDRAL 2 Fev.

Pai e sogra na a casa de um casal 1 resposta 

Iniciado por Bianca Moura Brasil. Última resposta de Gazela 16 Mar, 2010.

Doenças emocionais... 7 respostas 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de katiane dias miranda ferreira 30 Jan, 2010.

A Fórmula da Felicidade. O que podemos saber sobre isso? 4 respostas 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de Maria Tereza M Guimaraes 26 Jul, 2009.

Na intimidade dos afectos! 1 resposta 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de Marisa 11 Mar, 2009.

Porquê um grupo sobre O CÓDIGO DAS EMOÇÕES

Iniciado por Nelson S. Lima 14 Jan, 2009.

Muito raramente se fala ou escreve sobre patologias emocionais, excepção feita aos estados depressivos (de que existem diversos tipos), à ansiedade crónica (geralmente um traço de personalidade), aos alarmantes ataques de pânico e às incapacitantes fobias.
Agora gostaria de referir o facto de que alguns problemas mentais serem, efectivamente, patologias de foro afectivo/emocional. Espero com este tópico aguçar o "apetite" para o tema das emoções e, em particular, para o seu Código.
Descrevo sumariamente a seguir algumas perturbações de foro emocional que são já problemas de natureza psiquiátrica.

ALEXITIMIA: as pessoas que sofrem deste problema têm muita dificuldade em discernir sobre as suas próprias emoções e descrever os sentimentos. Pode ser induzida por abuso de drogas, stress pós-traumático, problemas vasculares estando presente no autismo e na esquizofrenia.
ANEDONIA: incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer no dia-a-dia, geralmente associada à APATIA (ver adiante). Presente nos estados depressivos.
APAGAMENTO EMOCIONAL: não há expressão das emoções; a pessoa não transmite qualquer estado emocional visível no rosto, no olhar, na boca (ausência de expressão).
APATIA: geralmente é uma situação decorrente da depressão. O humor está muito diminuído e há falta de interesse, motivação e desejo. Incapacidade de sentir afectos. Certas doenças mentais podem provocar esta situação.
EMBOTAMENTO EMOCIONAL: neste caso significa que a pessoa não sente normalmente as emoções; estas parecem apagadas no que se refere à intensidade e, por isso, quase não se percebe o que ela realmente sente. Aparece na demência, em certas lesões cerebrais e nos doentes psicóticos.
DISFORIA: diferente da ansiedade, a disforia é um estado de humor desagradável e negativo que inclui desconforto emocional e intranquilidade.
EUFORIA: humor de sinal positivo, elevado, contentamento que pode ser extremo. Pode ser uma "alegria patológica", já com carácter preocupante e a necessitar de ajuda psiquiátrica.
HUMOR ANSIOSO: sensação de apreensão, tensão interior, que pode exprimir-se através de palpitações, náuseas, sudação e outras alterações fisiológicas.
HUMOR DEPRIMIDO: equivale a um estado de tristeza e disforia (ver atrás).
NEOTIMIA: problema decorrente de psicose que envolve sentimentos e estados afectivos inteiramente novos, estranhos e até bizarros para o doente.
PUERILIDADE: vida afectiva superficial, nenhum afecto profundo, a pessoa ri ou chora por motivos banais.
RESTRIÇÃO EMOCIONAL: sucede nos casos da pessoa com dificuldade em sentir certas emoções. Pode ser temporário ou indicar alguma perturbação afectiva.
Fonte (resumo): O CÓDIGO DAS EMOÇÕES (Nelson S. Lima)

Exibições: 2698

Respostas a este tópico

Estas emoções aqui descritas têem tratamento sem ajuda médica?sem medicamentos?
Na maioria das patologias citadas neste texto é necessária intervenção psiquiátrica.
EMOCIONALMENTE ESTÁVEL E BEM DISPOSTA, MAS SE NO AMBIENTE FAMILIAR POR EXEMPLO (UM FILHO QUE NÃO SE ENCONTRA BEM, QUE SOFRE) OU NO AMBIENTE DE TRABALHO EM QUE EXISTE TURBULENCIAS , E AI EU "DESCARRILO" EMOCIONALMENTE, PORQUE NÃO CONSIGO ESTAR BEM QUANDO ALGUÉM TB NÃO ESTÁ BEM???? VEM A TRISTEZA DESANIMO ANSIEDADE ...
Marisa,
As situações que descreveu são perfeitamente normais. As nossas emoções alteram-se em função de factores diversos como pensamentos, recordações, acontecimentos, doenças. A personalidade e a aprendizagem têm também um papel importante.Enfim, é da natureza das emoções organizarem-se, desorganizarem-se e reorganizarem-se dentro de um amplo espaço de manobra, de intensidade e de duração.
Só é doença ou reflexo de algum problema sério quando as nossas emoções (ou a falta delas) são com frequência excessivas e desajustadas das situações, provocam perda de qualidade de vida ou interferem nos nossos relacionamentos de maneira negativa.
Olá

Sou novo aqui, mas este assunto interessa-me. Queria a sua opinião sobre um problema que me aflige. Preciso de saber se devo ir ao psicólogo ou ao psiquiatra.

O que acontece é o seguinte (vou resumir): Casei-me e levei o meu pai e a minha sogra para uma casa que comprei com a minha noiva.
A minha sogra faz-me a vida negra desde o dia em que entramos para a nova casa. Diz mal de tudo o que respeita à casa.
A minha mulher deixa-se influenciar por ela, e como é ela (sogra) que faz tudo lá em casa não lhe faz frente. Inclusive ignorou tudo o que combinamos para a nossa vida em comum.
O meu pai também não gosta da casa e está constantemente a dizer-me que se quer ir embora, que eu sou um merdas por me deixar levar e comandar por elas. Ele ofende-me muitas vezes.

Eu só queria o meu pai comigo para que ele não ficasse só depois da morte da minha mãe. E agora ele faz-me isto.

Não sei o que fazer sinto-me perdido e sem apoio. Pela manha, depois do pequeno-almoço, fico sempre enjoado e quase que vomito.

Necessito de ajuda….

Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?

Obrigado
Porque não arranja 1 casa para a sogra, outra para o seu pai, e fica sozinho com a sua mulher?
Mesmo que essa atitude venha a ter consequências infelizes, pior não pode ficar, pelo contrário, vai ver que era o que deveria ter feito do princípio. Quando as pessoas se casam devem ficar a viver sozinhas, para aprenderem a crescer como casal.
Não sei se ajudei.
Boa sorte
Realmente é complicado sua situação,passei por algo parecido,só que o contrario,depois de um ano de casada fui morar com meus sogros devido a dificuldades financeiras e tudo correu pior ainda.Você têm que ter um dialogo aberto com sua esposa sobre esse assunto.E te asseguro morar ou trazer os pais para morarem consigo não é o melhor,eles também não se sentem bem.Não significa que você deva negligênciar seus pais,significa cuidar deles ,mas eles no cantinho deles pois eles também se sentem incomodos.Reuna-se com eles e delicadamente entre num consenso,explique-os a situação.Você esta começado uma nova familia e precisa de privacidade ,sentir-se a vontade,e, sua esposa também.Tome providências de imediato ,e verá que todas as partes ficarão sastifeitas.Se não você acabará desgastando sua nova familia excessivamente.

RSS

© 2012   Criado por guidaG.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço