Idade Maior

Comunidade online para os 50+. Partilha de fotos, vídeos, grupos e blogs

Membros

Fórum de discussão

Charme e Personalidade! Como os conquistar? 6 respostas 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de ROSE MARIA BACK CIDRAL 2 Fev.

Pai e sogra na a casa de um casal 1 resposta 

Iniciado por Bianca Moura Brasil. Última resposta de Gazela 16 Mar, 2010.

Doenças emocionais... 7 respostas 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de katiane dias miranda ferreira 30 Jan, 2010.

A Fórmula da Felicidade. O que podemos saber sobre isso? 4 respostas 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de Maria Tereza M Guimaraes 26 Jul, 2009.

Na intimidade dos afectos! 1 resposta 

Iniciado por Nelson S. Lima. Última resposta de Marisa 11 Mar, 2009.

Porquê um grupo sobre O CÓDIGO DAS EMOÇÕES

Iniciado por Nelson S. Lima 14 Jan, 2009.

O que tem o charme e a personalidade a ver com as emoções? A minha resposta é: tudo. Basta dizer que da personalidade de uma pessoa ressalta a forma como ela percebe e regula os seus estados emocionais e os sentimentos relativamente a si e aos outros (algo que pertence ao domínio da consciência de si, da inteligência interpessoal e da inteligência emocional). Logo, será interessante abordarmos a questão do Charme e da Personalidade pois nos dias que correm são áreas em que quase todos nós apostamos, mesmo sem darmos conta da nossa preocupação com elas (quando procuramos uma determinada roupa, um certo perfume, um penteado diferente, que queremos nós? Realçar! Ter uma figura bonita, asseada, elegante!).

Quem não gosta de ter charme? Só os falsos modestos dirão não. O curioso é que as pessoas mais simples até conseguem mostrar charme, mesmo sem o saberem. O charme é um componente da personalidade, talvez aquele que exerce mais fascínio e "glamour" para o exterior. Ser charmoso é ser atraente, é possuir algo a que costumamos chamar de magnetismo pessoal, é saber ser gentil, ter boas maneiras, revelar um encanto enigmático (carisma), quase como um perfume subtil.

Na verdade, eu penso que o charme é o perfume da personalidade. É ele que empresta à pessoa aquele "toque especial", aquela diferença quase discreta que torna a pessoa eleita entre as demais.

De onde vem o charme? Pois encontramo-lo sobretudo nos gestos, nas posturas, no tom de voz, no sorriso natural, no olhar, na educação, no conteúdo das palavras e no próprio vestir.

Já a personalidade envolve tudo isso e mais o resto, incluindo a maturidade e a inteligência que a pessoa revela na condução da sua vida. Pode ser uma pessoa simples mas poderosa pelo seu jeito de ser e de estar na vida. Tudo isto reflecte-se também no estilo de viver que a pessoa segue, aquilo que ela escolhe, aquilo que ela quer, os sonhos que persegue.

Ter charme e personalidade é ter estilo, um jeito muito próprio de levar a vida e de amar os outros. Sim, porque a pessoa charmosa, com personalidade, é carismática, amiga, solidária, altruísta, reflexiva. Também é discreta quanto baste, sem exageros.

Entre os inimigos do charme estão o narcisismo, a vaidade, a timidez exagerada e a estupidez. E os grandes inimigos da personalidade realizada, concreta, percebida pelos outros, são a ignorância, a inibição, a fragilidade emocional, o egoísmo, o exibicionismo e outras malignidades que, em geral, têm uma relação directa com a educação recebida ao longo dos anos.

Pode-se cultivar o "charme"? Sim, sem dúvida. Pode-se enriquecer a "personalidade"? Sim, é até mais fácil do que chegar ao charme. Na verdade, para se ter "Charme e Personalidade" precisamos apenas de motivação. As pessoas não se entregam facilmente a tratamentos de beleza, a curas de emagrecimento, a dietas mais saudáveis? Pois então o processo é o mesmo. Só que é mais intelectual, mais espiritual. E não custa nenhum dinheiro.

Confesso: "Charme e Personalidade" está na lista dos livros que eu tenho em preparação e que espero ver publicado ainda este ano. Vocês acham que o tema tem interesse? Agradeço a resposta!

Exibições: 832

Respostas a este tópico

Dr Nelson Lima li com muita atençâo tudo o que descreve sobre charme personalidade quero ressaltar que cada sêr é diferente formas de estar na vida mas um tema muito apaxonante para discussâo.dou-lhe meus sinceros parabêns e força para o lançamento divros.um abraço libeli.
Obrigado, muito obrigado Libeli pela sua colaboração (que já vem de longe). Aprecio a fidelidade!
Cumprimentos,
Nelson S Lima
Boa Noite Nelson ! gostei muito do teu texto e, mais quando voce disse que mesmo as pessoas simples podem ter charme, eu entendo perfeitamente, não é necessário ter dinheiro ou nascer em berço de ouro para ter "charme" quando vejos pessoas charmosas eu penso que isto, está tão integrado em suas vidas que acredito terem nascido assim, é parte de sua natureza, mesmo porque vejo outras pessoas da mesma família que não teem a mesma graça em seus gestos, em suas palavras, porque o charme não esta somente no modo de se comportar, o charme é parte de tudo, de atos e palavras. Charme, nao é privilégio de uma classe média ou rica, nao é o DNA o responsavel por isto. A impressão que dá é que estas pessoas nascem charmosas, prontas, moldadas, lapidadas. E que isto é privilégio dado por Deus. Tenho visitado lares simples e com inumeras dificuldades e nestes já encontrei pessoas charmosas, elegantes no modo de olhar, no modo de falar, de se vestir, e como é lindo olhar para estas pessoas, nos faz lembrar que ter charme faz toda a diferença, elas atraim pessoas, fazem pessoas rirem, se sentir bem ao lado delas, são normalmente caridosas, sempre teem lindas palavras a dizer, estão sempre pronta com um olhar ou uma atitude, ter charme abre caminhos em todos os meios. Ter charme é ter beleza uma beleza interior que se manifesta exteriormente,e todos veem e todos gostam.
Abraços Nelson, tenha uma bom final de domingo e uma boa semana!
O tema não só tem interesse como me parece ser fundamental para a sociedade actual. A falta de personalidade pode matar relações e a falta de charme pode destruir ambientes. Como nem todos valorizamos as mesmas coisas e o que para mim é charme, para outro pode ser exibicionismo ou para outro pode ser ainda falsa modéstia, há que ter muito cuidado e respeitar os outros acima de todas as coisas, e essa é também a melhor forma de nos respeitarmos.
Não sabia que havia um livro sobre o tema e fiquei mesmo com curiosidade, pode dar mais referências do mesmo?
  Charme é uma palavra aparentemente direcionada às características físicas, como postura, modo de se vestir, andar, se sentar e que está instínsecamente relacionado a cultura de cada sociedade.  O que é charmoso para uma cultura pode não ser para outra.  Para mim "é uma o charme é uma derivação tênue do belo, é a marca registrada que imprimimos na sociedade, é a maneira que elaboramos nossas experiências e conduzimos nosso posicionamneto no mundo.  Está intimamente ligado ao nosso jeito de ser, às características pessoais de cada um e ao acúmulo de experiências vivdas que formam a nossa personalidade.  Charme ou você tem ou não tem.  Ninguém aprende a ser algo que não é ou que não quer ser para cumprir um papel social, isso é ridículo.  Você pode passar por inúmeros tratamentos, dietas, plásticas e continuar a ser um saco de batatas!!!rsrsrsrsrsrs  Charme é a expressão daquilo que transborda vida em alguém.  Cada qual em sua profundidade, intensidade, magnetismo. 

Olá,

gostei muito da forma com o senhor descreve o irrelevante tempero da personalidade chamado charme. Penso que é um

aprendizado muito interessante para nossas vidas. Parabéns.

RSS

© 2012   Criado por guidaG.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço